PT Sávio Morais Cristofoletti / Sávio Christi / História em quadrinhos em foco - A fértil mente de um quadrinista capixaba.

Sparky Lurker

Arauto do Autismo
kiwifarms.net
Conheça um dos mais excêntricos quadrinistas nacionais: Sávio Christi

Intro.png

Sávio Christi é um portador de asperger com paixão pelos quadrinhos e literatura, que pela maioria das vezes gosta de redigir textos fazendo análises sobre o mundo dos quadrinhos e também desenhar seus próprios quadrinhos com personagens inusitados, Sávio ficou famoso no Yahoo Respostas por sempre pedir feedback dos seus quadrinhos, e pelo jeito de ser acabou atraindo muitos haters no processo, Sávio também é amante de eventos de anime fazendo vários cosplays e até arranjando brigas com certas organizadoras por trair suas expectativas, hoje em dia Sávio tenta publicar suas obras com ajuda de alguma editora porém sem muito sucesso.

Uma das aparições mais antigas relatadas de Sávio pode se dizer que foi no fórum MBB, quando ele fez um tópico comparando Tom e Jerry com Pernalonga e acabou surtando com os usuários do fórum dizendo que estava roubando seus textos:

mbb2.png
mbb3.png
mbb4.png
mbb5.pngmbb6.pngmbb7.pngMBB.png
Foi descoberto que já era um ávido usuário do Yahoo respostas e que costumava pedir feedback de seus desenhos por lá:

feedback.pngPergunta.png

Sávio tinha vários personagens dos mais simples como Albert E Einstein e Sua Turma e Nina e Zoca, até os mais extravagantes como Márcia a Prostituta e Louan Motti Hermafrodita:

1_wfoTSpoQVkf8G956emF43w.jpegNina.jpgHQs Julho de 2017 25. Charge Márcia Alva a Prostituta e Louan Motti; Hermafrodita – Quando os ...png

Em 2015 Sávio viraliza e acaba parando em notícias de vários site por cause de seu jeito único de ser:

1599166843102.png

http://www.terrazero.com.br/2015/10/savio-christi-simbolo-multiversidade/ (https://archive.md/Xz6zB)

Roteirista, desenhista, escritor, pintor, escultor e compositor. É com essa faceta multitalentosa que Sávio Christi, 30 anos, se identifica. Dono de uma mente criativa e rica, que é capaz de abordar uma infinidade de temas e gêneros, desde comédias – com sua dupla de pilantras Albert & Einstein – aos dramas eróticos – personificados através de sua personagem Márcia, a Prostituta.

Quem conhece Sávio apenas pela seu ativo e movimentado perfil em redes sociais, com sua atenção aos detalhes, escrita refinada e bem trabalhada, pode estar perdendo um inspirador lado de quem ele é. O lado que supera dificuldades e luta pelo sonho de ser reconhecido pela sua arte e por seus trabalhos.

Foi durante o evento de lançamento de suas obras
Albert & Einstein – A Pilantragem e Albert & Einstein – Trapaceiros em Apuros que tive oportunidade de conhecer Sávio pessoalmente e sua mãe, Joan. Foi também durante esse evento, que os dois concordaram em conversar com a equipe do Terra Zero e contar um pouco de sua história.




Roteirista, desenhista, escritor, pintor, escultor e compositor. É com essa faceta multitalentosa que
Sávio Christi, 30 anos, se identifica. Dono de uma mente criativa e rica, que é capaz de abordar uma infinidade de temas e gêneros, desde comédias – com sua dupla de pilantras Albert & Einstein – aos dramas eróticos – personificados através de sua personagem Márcia, a Prostituta.

Quem conhece Sávio apenas pela seu ativo e movimentado perfil em redes sociais, com sua atenção aos detalhes, escrita refinada e bem trabalhada, pode estar perdendo um inspirador lado de quem ele é. O lado que supera dificuldades e luta pelo sonho de ser reconhecido pela sua arte e por seus trabalhos.

Foi durante o evento de lançamento de suas obras
Albert & Einstein – A Pilantragem e Albert & Einstein – Trapaceiros em Apuros que tive oportunidade de conhecer Sávio pessoalmente e sua mãe, Joan. Foi também durante esse evento, que os dois concordaram em conversar com a equipe do Terra Zero e contar um pouco de sua história.

Sávio Christi durante o evento de lançamento das HQs “Albert & Einstein – A Pilantragem” e “Albert & Einstein – Trapaceiros em Apuros”.



A busca por uma solução

Desde o começo… Desde os primeiros meses de vida, eu notei que ele era diferente.

— Joan, mãe de Sávio.


Um caminho muito longo separa os momentos do Sávio criador, lançando seus trabalhos, compondo e desenhando, e de sua infância, com a luta de sua mãe em busca para entender e melhor se relacionar com suas dificuldades. Sávio passou por uma longa caminhada, entre médicos e especialistas, na busca de tentar entender a condição especial que ele apresentava. A partir dos quatorze meses de vida, Sávio era tratado por seus sintomas, sendo atendido por uma equipe de multiespecialistas que incluíam psicólogo, psicopedagogo, psicomotricista, fonoaudiólogo, arte terapeuta, psiquiatra e neurologista. Ainda assim, nenhum deles possuía um diagnóstico preciso para o menino.

A primeira pessoa a identificar a condição de Sávio foi a pedagoga da escola que ele frequentava. Ela indicou uma outra profissional, também pedagoga, que confirmou o diagnóstico apontado no colégio. Não satisfeita, Joan foi buscar uma segunda opinião.

Eu procurei o melhor psiquiatra de São Paulo. Cheguei lá, Sávio sentou. Ele pegou um papel e falou para o Sávio fazer um desenho. Sávio desenhou. Ele me falou: Seu filho tem Síndrome de Asperger.

— Joan, mãe de Sávio.


Lidando com a Síndrome de Asperger

Quinze anos atrás […] ninguém sabia o que era isso, era um bicho de sete cabeças. Tanto é que eu fui em não sei quantos médicos e ninguém sabia.

— Joan


Finalmente tendo um diagnóstico, veio uma nova etapa: aprender a lidar com a condição que, nos anos oitenta, era virtualmente desconhecida por quase todos.

O portador de Asperger tem dificuldade de interagir com outras pessoas, apresentam dificuldades motoras e possuem maneirismos excêntricos e repetitivos. Além das dificuldades oriundas da Síndrome de Asperger, Sávio também teve um quadro de meningite com um ano, que deixou sequelas que prejudicaram seus movimentos finos, ou seja, os movimentos delicados da mão. Mais notavelmente, a criança com a condição da Síndrome de Asperger desenvolve um comportamento específico, quase obsessivo, em um interesse único, o que faz deles pessoas excepcionais em suas áreas de interesse.

No caso de Sávio, esse interesse específico é justamente pela arte, em seus diversos aspectos. Isso faz dele um estudioso dedicado em pintura, desenho, música, poesia, escultura, literatura e cinema.

Um histórico de bullying e violência

Meu filho sofreu muito bullying na escola, ele chegou a ser agredido na rua e ter o braço quebrado.

— Joan


Foi uma longa jornada para o autor alcançar seu patamar atual. Joan contou que Sávio tinha dificuldade para se relacionar na escola. Na creche, ele permanecia debaixo das mesas, durante todo o período escolar. No ensino médio, não fazia aulas de Educação Física e ficava andando pelo espaço da escola durante essas aulas. Por conta desse comportamento, Sávio sofreu muito bullying na escola, a ponto de ser agredido com violência. As pessoas não olhavam para ele com naturalidade. Até hoje ainda há discriminação, justamente por falta de conhecimento.

Eu vou lutar para que essa Síndrome seja mais aberta. Para que as pessoas saibam a dificuldade e o sofrimento de uma pessoa que tem Asperger. Porque todo mundo respeita autista, porque mais ou menos já sabem o que é. Mas Síndrome de Asperger? As pessoas não entendem um rapaz de 30 anos andando em círculo no shopping, mexendo com as mãos.

Construindo um sonho e uma carreira

Enquanto conversávamos, Sávio me disse que seu sonho era ser reconhecido por sua arte e seus trabalhos. De fato, muito da jornada que ele vem construindo esta contribuindo para a concretização desse sonho. Os lançamentos de Albert & Eisntein – A Pilantragem e Albert & Einstein – Trapaceiros em Apuros foram sucessos que surpreenderam os vendedores da livraria durante o evento de lançamento (e se deve ser dito que, de todos os eventos de lançamentos a que este repórter compareceu na livraria, nunca havia presenciado um que fosse tão movimentado). O primeiro passo para a coroação dessa carreira foi dado com o convite do FIQ 2015 e o concomitante reconhecimento de sua importância, em um momento no qual a diversidade (ou, como preferimos no Terra Zero, a multiversidade) adquire cada vez mais importância.

— Joan

É inegavelmente admirável ver a dedicação e o cuidado que Sávio Christi tem com seus trabalhos, seus personagens e suas criações. São estas características que fazem dele uma figura mais inspiradora e surpreendente, um símbolo maiúsculo da multiversidade, tão discutida neste ano e tão necessária em um ambiente criador cada vez mais aberto e livre, como são os quadrinhos atuais.

Pouco tempo depois o próprio pai de Sávio também decide relatar suas experiência com seu filho:

https://www.contioutra.com/como-e-o-mundo-meu-terceiro-filho-savio-portador-da-sindrome-de-asperger/ (https://archive.md/ciVsS)

Sábio-capa.jpg

Amigos, estou compartilhando a informação sobre Asperger para que entendam um pouco sobre a vida de alguém acometido pela Síndrome. Vou me expressar amparado no que observo no meu filho: toma remédios controlados desde que nasceu, tem muita ansiedade e inocência, tem pensamentos repetitivos – muitas vezes obsessivos e dificuldade de noção espacial (nem sempre sabe que direção tomar quando sai de casa).

Uma inquietação incrível para as manifestações artísticas: embora não tenha domínio das técnicas (transparece certa ingenuidade), quer fazer e experimentar diferentes possibilidades artísticas: compor músicas, criar gêneros musicais através de fusões dos já existentes, pesquisar vários idiomas (alemão, italiano, além dos tradicionais inglês e espanhol). É, também, quadrinista, desenhista, escultor, pesquisador das culturas japonesa, latina, popular, filosofia e de 78 gêneros musicais – e muitas outras coisas.

Coleciona cartas de jogos, lacres das latas de refrigerante, cartões telefônicos, tampas de garrafas, revistas, gibis, tudo em grande quantidade. Prefere comprar livros de pessoas que você não sabe que existem (e olha que eu leio muito), falando de assuntos que não chamariam a sua atenção (Legislação do Senado, por exemplo).

Somente vai sozinho a lugares já conhecidos e geralmente precisa ser acompanhado ou pelo menos deixado em eventos e depois alguém vai buscá-lo (muitas vezes esse cara sou eu): vai de ônibus a alguns lugares mais previsíveis e seguros. É tímido, tem dificuldade de comunicação com estranhos.

Adora participar dos “Animes” (não perde um e jeito nenhum: já o levei em Guarapari, Coqueiral de Itaparica, e nos mais variados bairros de Vitória) e eles acontecem quase que uma vez por mês: eu o levo às dez da manhã e ele fica lá até às dezenove horas.

Nesses eventos tem concurso Cosplay (os concorrentes vão fantasiados de personagens predominantemente de desenhos animados da cultura japonesa: ele participa de todos, alternando os personagens Daniel Boone, Harry Porter, Cowboy Italiano). Tem, também, Animekê (um tipo de karaokê oriental), estandes de vendas de camisetas com estampas de Personagens e Bandas afins, palcos de músicas pop e rock, dentre outras atrações, jogos de cartas tipo RPG (e um Bazar de troca e venda dessas cartas). Um público fiel desses eventos são os profissionais de T.I. (é comum eu encontrar quase uma dezena de alunos a cada evento).

Quando quer ir a algum lugar, não me pede diretamente (à exceção da ida aos Animes). Faz-me indagações do tipo: “Pai … sabe que ônibus eu pego para ir a tal lugar?” (e é no fim do mundo, em que teria que pegar 2 ou 3 ônibus); “Pai … você vai passar perto de tal lugar?”. E geralmente eu o levo de carro aonde quer ir. Para ele, quando discorda da mãe, em qualquer situação, eu sou o Juiz: minha decisão fica valendo, sem reclamar.

Não se limita a escrever estórias: ele cria uma personagem que fala castelhano uruguaio com outra que fala português castiço, só para dar um exemplo. Já escreveu centenas de histórias (e até há pouco tempo, registrava todas, para preservar os direitos autorais, pois tem uma preocupação de ser plagiado). Seus personagens têm nomes singulares e seu traço é inimitável e único: o dia em que eu tiver coragem vou providenciar a criação de produtos (canecas, camisetas) com a obra dele.

Leva muito a sério tudo o que eu falo (que vira Lei para ele): tenho consciência da minha imensa responsabilidade nesse aspecto e procuro ter a competência possível que minha maturidade permite. Pede as coisas para mim, mas não força a barra: tem um alto grau de aceitação quando ouve “Não”. Após minha resposta às suas perguntas frequentes, geralmente diz: “Certo, pai. Obrigado”.

Nem sempre pensa nas consequências das coisas que quer fazer ou faz. Quando eu lhe pergunto: “Pensou nesta consequência?” – alertando-o dos riscos -, invariavelmente diz: “Pior que não”. Quando lhe perguntam, você está bem, responde: ” Um pouco”.

Exige muito de mim, em termos de paciência: eu me esforço sempre, mas não com a competência necessária. Faz-me perguntas de toda ordem: escolha de nome e nacionalidade de personagens, qual vestimenta combina mais, apresenta-me três palavras para eu dizer a diferença entre elas, etc. Exige de mim variados exercícios de empatia, de orientá-lo quando faz alguma coisa errada nas redes sociais.

Às vezes fico indignado e tenho dificuldade de controlar minhas ações para não perder a linha com garotos imbecis que o perturbam, xingam, fazem Bullying, criam páginas fakes (falsas) dele, fazem posts depreciativos. Atormentam-no sem que ele tenha feito nada para provocá-los. O pior é que são covardes: quando eu os confronto ou falo com os seus pais, eles negam tudo.

Ele mora a uma distância de 200 metros de casa, com a mãe e tem apoio total dela para tudo (um amor incondicional, protetor),que faz o impossível por ele. Sávio recebe, também, muita atenção dos tios e primos maternos.

Tem uma vontade muito grande de “vencer” nessas atividades que executa e não aceita com naturalidade que parentes, principalmente os mais próximos, não se entendam bem e não gostem de ficar juntos. Pede a minha opinião para tudo: liga para mim mais de uma vez ao dia e me manda mensagens, e-mails, fazendo as consultas mais inusitadas. Sempre que acho necessário, dou uns “choques de realidade” nele, para que entenda as limitações que tem.

Eu brinco dizendo que, dentre outras habilidades, ele é portador de uma incrível “cultura inútil”, pois sabe detalhes das bandeiras dos países, curiosidades da língua portuguesa, conhece dados biográficos não tão relevantes de personalidades, pesquisa sobre história, geografia em geral, muitas vezes trilhando o viés dos assuntos, ou seja, coisas que passam despercebidas para a maioria.

Entendo que o Sávio seja um belo exemplo para os portadores de necessidades especiais, pois batalhou, por iniciativa própria e estará lançando – na noite do dia 27-03-15, sexta feira, nas instalações da Livraria Logos, no Shopping Norte-Sul, em Vitória/ES – dois livros (revistas em quadrinhos), em decorrência de seu projeto ter sido selecionado pela Lei Rubem Braga (ele que acreditou no potencial da obra e inscreveu esses dois trabalhos), que incentiva a publicação de livros de autores capixabas ou aqui radicados. No mínimo, ele é uma lição de vida.

Com essa rápida subida a fama Sávio começou a sofrer vários tipos de hate, os quais começou a relatar, até os que sofreu na infância, como este onde relata que um velho de 71 anos mandou jovens de 6 a 21 anos de idade a cercar ele com bicicletas, motos e carros.

dENÚNCIA.png

Uma vez que abriu uma reclamação nas lojas renner por um cliente usar o nome de seu personagem hermafrodita:

https://www.reclameaqui.com.br/loja...-que-se-chama-louan-motti-hermafrod_11439913/( https://archive.md/SwA2w)

Sou criador de uma personagem de ficção que se chama Louan Motti; Hermafrodita e um fake se cadastrou na loja de vocês com o nome dela!

Eis o que eu recebi através de meu e-mail:
Lojas Renner - Produto Indicado
Infâmias.

Luan Motim louanmotti@gmail.com
28/12/14 (Há 13 dias)
para mim
Esta mensagem pode não ter sido enviada por: louanmotti@gmail.com Saiba mais Denunciar phishing
Produto Indicado
Olá Super Cristão,
Seu(sua) amigo(a) Luan Motim visitou o site das Lojas Renner e está indicando um produto para você. Confira abaixo:
Mensagem
Eu recomendo o uso desse produto.
Perfume Blue Seduction For Men Eau de Toilette Masculino Antonio Banderas
Perfume Blue Seduction For Men Eau de Toilette Masculino

Código: 511015538
Comprar
Para conhecer outras novidades e ofertas, acesse www.lojasrenner.com.br
Atenciosamente,
Lojas Renner.
Clique aqui para Responder ou Encaminhar
3% utilizados
Usando 0,48 GB de seus 15 GB
©2015 Google - Termos de Serviço - Privacidade - Regulamentos do programa
Powered by
Última atividade da conta: Há 20 minutos
Detalhes
Por favor, bloqueiem o IP desse cara e eu agradecerei bastante por isso!

A vez que disse que iria processar o Google e o Yahoo por deixar fakes trollarem ele:

https://saviochristi.medium.com/propaganda-enganosa-além-de-ser-crime-também-tem-nome-rosto-e-personalidade-f2a71900edbd (https://archive.md/MJBjr#selection-415.0-622.0)

Um grupo de fakes do Yahoo! Respostas anda zombando de mim por divulgar que denunciarei e processarei legalmente o Yahoo! e Google, algo que farei até o final do ano que vem. Com relação ao Yahoo!, a coisa toda em relação a minha pessoa é tão grande e grave que já completará dez anos daqui a três meses. O problema em si é com o Yahoo! Respostas, já que, nas regras e termos da comunidade, constavam estes três parágrafos:
___
07. Tenho várias contas Yahoo!. Como posso usá-las para participar como se fossem pessoas diferentes?

Não. Usar várias contas para participar do Yahoo! Resposta é uma violação das Regras da Comunidade e pode resultar no cancelamento de suas contas. Consulte as Regras da Comunidade para orientações sobre comportamentos aceitos.
___
25. As perguntas são excluídas depois de resolvidas?

As perguntas resolvidas nunca são excluídas. Depois que uma pergunta é resolvida, permanece no Yahoo! Respostas ficando disponível para pesquisa e navegação. Você pode continuar a compartilhar o que sabe avaliando as melhores resposta.
___
27. Quando as perguntas ou respostas são informadas como denúncia, são automaticamente excluídas?

Não. Cada denúncia é verificada por um funcionário do Atendimento ao Cliente, que determina qual a ação adequada a ser tomada. Não é possível “atacar” alguém denunciando-o sistematicamente, porque as exclusões não são automáticas.
___
Acontece que quem exclui as perguntas e respostas é um sistema automático: ele conta a quantidade de denúncias, e, atingida uma quantidade idêntica ou superior à determinada pelo sistema, ele exclui de uma só vez e quase nunca dá para recuperar o conteúdo. E o pior é que o Yahoo! não fornece atendimento ao cliente e suporte ao usuário, até chegou a fornecer algumas vezes, só que enfim, isso já era. Há um pessoal (todos fakes) trollando contra mim e o sistema, ao invés de excluir o que é postado contra mim, exclui o que é postado por mim, o que inclui coisas que nada têm a ver comigo, nem com nada, nem com ninguém.

Já o Google receberá duas ações judiciais vindas de mim, sendo uma pelo Youtube e a outra pelo Blogger, também por permitir que usuários cometam trollagens impunemente e sem fornecer atendimento ao cliente e suporte ao usuário. Igualmente, já reclamei, solicitando as exclusões e nada feito: quero só ver os funcionários me dizerem que não chegou até eles nenhuma mensagem vinda de mim.

Tanto no Yahoo! quanto no Google, o telefone é uma gravação automática, os canais e fóruns de comunicação só respondem se for para piorar a coisa toda, o e-mail de contato é do tipo no reply (não responda) e eles não recebem nada, nem ninguém pessoalmente no escritório da empresa. Já chega disso tudo: darei um basta conclusivo, decisivo e definitivo nisso tudo. Devem achar que deve existir alguém tolo e tonto demais para não notar que eles não querem pegar no batente.

A propósito: o Yahoo! Respostas e YouTube não dizem quem avaliou as respostas, assim como o (mais uma vez) Yahoo! Respostas e Blogger permitem que se poste no modo anônimo para não ser bloqueado e contatado. Nenhum dos três também diz quem excluiu. Têm que fazer igual fazem a Wikipédia e Wikcionário, ou seja, dizer quem denunciou e porque, permitindo que possamos bloquear e contatar as pessoas certas, não as erradas.

Lá no Yahoo! Respostas mesmo, por exemplo, uma tal de Bibianna me bloqueou, alegando que eu deveria provar que não a negativei e denunciei. Logo eu, que era tão amigo dela e há tanto tempo assim, ela mesma era quem deveria provar que fui eu e não fui, detalhe que ela ajudou a espalhar que eram verdades que trollei contra o filho da Gueixa (coisa dos delírios e surtos dela), e, pasmem, que utilizei a atual esposa do cantor Chitãozinho como minha personagem para fazer uma gozação com a mulher (coisa dos delírios e surtos de um ex-usuário, João, que é amigo pessoal do Tiãozinho e Zé do Rancho, respectivamente, irmão e assessor de imprensa da dupla Chitãozinho & Xororó e sogro do cantor Xororó e ex-membro da dupla Zé do Rancho & Mariazinha com a ex-esposa). Nenhuma dessas duas coisas é verdade e ninguém tem condições de comprovar e evidenciar nada contra minha pessoa.

E por fim um conflito recente que teve com os trolls do 55chan fazendo artes fake em seu nome:

Captura de tela do 55chan.org (1).jpgCaptura de tela do 55chan.org (2).jpgCaptura de tela do 55chan.org (3).jpgCaptura de tela do 55chan.org (5).jpgCaptura de tela do plagiador dos desenhos quádruplos (1).jpgCaptura de tela do plagiador dos desenhos quádruplos (2).jpg55CHAN.png

Porém ele confirma que está superando isso de forma humilde:
HQs Fevereiro de 2019 56. Crônica Experiências de um alvo de hatred, bullying, mobbing e stalk...pngHQs Fevereiro de 2019 57. Crônica Experiências de um alvo de hatred, bullying, mobbing e stalk...png

Apesar das tretas na internet, Sávio também é um amante de cosplays e eventos de anime, algumas aparições dele você confere logo a seguir:

89489251_10221168740551864_8258670713716604928_o.jpg1598808864637-1.jpg107532496_3450578278294235_2338187790600986887_n.jpg1598808864637-0.jpg1598811436040.pngSV-COSPLAY-DANIEL-BOONE.jpg

Porém nesses eventos acabou tretando com uma das organizadoras mostrando sua insatisfação com ela até hoje:

Aborrecimento.pngiNSATISFAÇÃO.png

Porém, sem citar nomes ele explica o que aconteceu do jeitinho dele:

hISTÓRIA.pnghISTÓRIA1.png

Com uma boa interpretação dá para se concluir que as irmãs Falqueto Lemos são rivais das amigas de Sávio, as irmãs Barbosa Castro, que por sua vez também fazem seus próprios eventos de anime, porém infelizmente Sávio nunca conseguiu compreender isso e acabou irritando as irmãs Falqueto Lemos em suas tentativas de fazer as pazes.

Dando essa deixa sobre ele desenhar as amigas deles aqui vai sua obra em que usa elas como personagens principais: Saga Confusões Juntas

68747470733a2f2f73332e616d617a6f6e6177732e636f6d2f776174747061642d6d656469612d736572766963652f...jpg1_e35aJIf-QnoaEoHlAXYTIQ.jpegHQs Janeiro de 2021 52. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 1 de 8).jpgHQs Janeiro de 2021 53. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 2 de 8).jpgHQs Janeiro de 2021 54. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 3 de 8).jpgHQs Janeiro de 2021 55. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 4 de 8).jpgHQs Janeiro de 2021 56. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 5 de 8).jpgHQs Janeiro de 2021 57. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 6 de 8).jpgHQs Janeiro de 2021 58. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 7 de 8).jpgHQs Janeiro de 2021 59. Informativo Todos os livros da Saga Confusões Conjuntas (parte 8 de 8).jpg

Um comparativo com a versão na vida real das inspirações:

inspiração.pnginspiração 2.png

Sávio também tem um youtube, onde expões os seus quadrinhos e também fala do universo dos quadrinhos:





Um vídeo notável é este onde faz uma auto-entrevista com ajuda de sua amiga Mariha Barbosa Castro:



E este onde decide escrever suas próprias músicas:



Nos dias de hoje Sávio reflete bastante e posta sua grande sabedoria nas redes sociais:

Sabedoria.pngSABEDORIA1.pngsABEDORIA2.pngSabedoria 3.png

Faz alguns "crossovers" com seus personagens:

HQs Janeiro de 2021 42. Relação de quadrinhos de Albert & Einstein e Sua Turma e Nina e Zoca A...jpgHQs Janeiro de 2021 43. Relação de quadrinhos de Albert & Einstein e Sua Turma e Nina e Zoca A...jpgHQs Janeiro de 2021 44. Relação de quadrinhos de Albert & Einstein e Sua Turma e Nina e Zoca A...jpgHQs Janeiro de 2021 36. Charge Albert & Einstein e Antonina Nina Moretti- Tem um Pessoal Novo!.jpgHQs Janeiro de 2021 37. Albert & Einstein, Gui e Bum.jpgHQs Janeiro de 2021 38. Cuca, o Detetive e Estopa.jpgHQs Janeiro de 2021 39. Cátia, a Fantasma, Zuzu, Bod e Bolão.jpgHQs Janeiro de 2021 41. Antonina Nina Moretti, José Zoca Rodento e Splash.jpgHQs Janeiro de 2021 40. Metarfos e Samambaia, o Palhaço Palhoça e Baixinho.jpg

Sávio também está a procura de uma editora para publicar suas obras e finalmente oficializar sua profissão, porém está com muitas dificuldades já que seus termos são difíceis de se alcançar:

sEM ZOEIRAS.png

Mídias sociais:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCUfAyDekYHgGcho6RuZKAHw (https://archive.md/ZUNMi)
Facebook: https://www.facebook.com/saviochristi
https://www.facebook.com/saviochristiconfusoesconjuntas/ (https://archive.md/GiYGP)
https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao (https://archive.md/jJmZt)
Grupos: https://www.facebook.com/groups/caixaludica (https://archive.md/5Qhi0)
https://www.facebook.com/groups/duasmaravilhosas/ (https://archive.fo/FL7RH)
https://www.facebook.com/groups/anosluz/ (https://archive.fo/oVipS)
Twitter: https://twitter.com/saviochristi (https://archive.md/W3Mlt)
Tumblr: https://saviochristi.tumblr.com/ (https://archive.md/dUBNi)
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/saviochristi1
Blogs: http://saviochristi2.blogspot.com/ (https://archive.vn/UunRN)
http://saviochristi3.blogspot.com/ (https://archive.fo/jGvpa)
https://saviochristi4.blogspot.com/ (https://archive.fo/M9ZjQ)
https://saviochristi5.blogspot.com/ (https://archive.vn/mMIX9)
https://saviochristi1.blogspot.com/ (https://archive.fo/JK6Iv)
https://saviochristi.medium.com/ (https://archive.md/M23wp)
Deviantart: https://www.deviantart.com/saviochristi (https://archive.md/087YX)
Instagram: https://www.instagram.com/saviochristi/ (https://archive.md/Wm1Nt)
Wix: https://saviochristi.wixsite.com/saviochristi
Wordpress: https://saviochristi1.wordpress.com/ (https://archive.fo/auhwT)
Catarse: https://www.catarse.me/users/765279-savio-christi (https://archive.md/pFWDo)
 
Last edited:

Beautiful Border

kiwifarms.net
Is it weird if I actually kind of like this guy's art? There's a childlike naivety to it that reminds me of outsider art like Henry Darger or Daniel Johnston. Like, it's clearly not good from a technical standpoint but it's still interesting.

(also I'm not Brazilian so apologies for not speaking Portuguese)
 

Similar threads

Crônicas de um colunista e ativista sagaz que pretende sacudir o status quo brasileiro.
Replies
7
Views
3K
O misterioso sorriso alimentado por remédios e filtros de snapchat.
Replies
8
Views
3K
Ex-caminhoneiro que fala com sapos de pelúcia tenta conviver em uma sociedade virtual.
Replies
13
Views
3K
Top